13 a 15 de Dezembro de 2012 | Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa), Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra) e Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto)
17 pianistas – Manuel Araújo, Lysianne Chen, Ilaria Loatelli, Cao Wei, Margarida Prates, Dui Marchionni, Aldo Dotto, Luca Delle Donne, Isabel Dombriz Martialay, Galina Zhukova, Marina Kan, Irene de Juan Bernabéu, Magdalena Haubs, Claudio Constantini, Carlo Michini e Paolo Baglieri –, nove concertos, em diferentes ‘palcos’ – Teatro Nacional de São Carlos, Teatro Académico de Gil Vicente e Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis. Foi assim, entre três cidades (Lisboa, Coimbra e Porto), que se pode ouvir e, dessa forma, homenagear, ainda que de forma singela, o imortal compositor francês, Claude Debussy.
Neste acontecimento inédito no panorama cultural português, 17 jovens de oito países, mas já consagrados pianistas da Academia Internacional de Música ‘Aquiles Delle Vigne’, interpretaram, nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, a ‘quase’ Integral da Obra para piano de Claude Debussy, comemorando assim os 150 anos do seu nascimento. De forma virtuosa e de uma maneira inesquecível, foram, então, interpretados todos os seus Prelúdes, todas as suas Images, os seus Études, as suas Estampes e ainda as peças Pour le Piano, Petite Suite e L’Isle Joyeuse.
A introdução ao Ciclo ficou a cargo da Professora Doutora Barbara Aniello, que apresentou uma reflexão intitulada “António Fragoso e Claude Debussy: crónica de um encontro pessoal”. Prestou-se ainda uma pequena homenagem ao Mestre Pintor José Cândido, artista plástico melómano, que, entre muita dedicação à música, pintou alguns quadros dedicados a Debussy.
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