Academia Internacional de Música ADV

A Academia Internacional de Música de Coimbra ‘Aquiles Delle Vigne’ nasceu de um encontro fortuito para se resolverem assuntos da Associação António Fragoso.
Com a ideia de se criar em Coimbra um estabelecimento de ensino de piano de alta craveira – desejavelmente em estreita ligação com a prestigiada Universidade de Coimbra –, foram discutidos os métodos de ensino e a sua exigente avaliação. No seguimento disso, estabeleceram-se as bases de parceria entre a MUSICI ARTIS (associação musical belga) e a ASSOCIAÇÃO ANTÓNIO FRAGOSO e, em Agosto de 2011, deu-se a fundação da ACADEMIA INTERNACIONAL DE MÚSICA DE COIMBRA ‘AQUILES DELLE VIGNE’, que iniciou as suas classes em Setembro desse mesmo ano.
Em Janeiro de 2012, a Academia tinha 21 inscrições, quase todas elas de alunos estrangeiros e de apenas dois portugueses. Tratava-se de 21 pianistas, todos eles já graduados, mas que ansiavam pelo “aperfeiçoamento” que só o Mestre Aquiles Delle Vigne lhes podia dar. Com as suas aulas, estes alunos viram melhorar muito a sua performance e até a sua profissionalização. Através dos muitos concertos que lhes proporcionamos, até agora, em Portugal e com o forte incentivo na participação em vários concursos internacionais de piano, onde vários prémios foram obtidos, as portas da profissionalização abrem-se para os alunos da Academia.

O ENSINO

Os alunos são sujeitos a uma prova de selecção, passando a frequentar uma das três classes da Academia de acordo com as capacidades avaliadas: Performance ‘Carlos Seixas’, Virtuosidade ‘Domenico Scarlatti’ e Grande Artista ‘António Fragoso'.
Na primeira classe, os alunos frequentam a Academia durante três anos com aproveitamento, na segunda são dois os anos de frequência e na terceira são três anos. Os alunos têm que aprender determinadas peças musicais pré-definidas no currículo e são sujeitos a exames finais de ano e de classe extremamente rigorosos e classificados por um júri de cinco elementos, três fixos e dois convidados. E, de acordo com o Protocolo assinado entre a Universidade de Coimbra (UC) e a Associação António Fragoso, os alunos da Academia são incentivados a inscrever-se nos cursos de mestrado e de doutoramento da UC. Além das aulas de Mestre Delle Vigne, são ministradas, pelo menos uma vez por ano, masterclasses por outros conceituados professores de piano, que ajudam os alunos a terem outras visões da sua performance.
Para além do ensino regular, a Academia incentiva os seus alunos a concorrerem às grandes competições internacionais de piano e promove concertos que lhes permitam habituar-se a enfrentar o público e a ‘perderem o medo do palco’.
Em cerca de três anos, são já vários os prémios e distinções com que os alunos desta Academia Coimbrã foram agraciados.


Sem comentários:

Enviar um comentário