Academia de Música António Fragoso



A Academia de Música António Fragoso (AMAF) é, a par da Academia Internacional de Música de Coimbra 'Aquiles Delle Vigne', uma das secções do Departamento de Ensino da Associação António Fragoso. A Academia possui uma Escola de Música, que se dedica, em Coimbra, ao ensino de órgão, cravo e cultura musical e, em Cantanhede, ao ensino dos nove naipes de sopros, piano, cordas dedilhadas e música coral. A AMAF tem como Director Pedagógico o Maestro Francisco Relva Pereira e como Director Artístico o Maestro Evaristo Neto.
Este estabelecimento de ensino parte do ‘iniciático’ à ‘técnica instrumental’ e, finalmente, ao ensino prático, que é ministrado através de orquestras ou ensembles – OPUS 21.

A OPUS 21 subdivide-se, assim, em cinco agrupamentos (para já, apenas três deles estão em funcionamento) – orquestra ligeira, quarteto de flautas, quinteto de metais, quarteto de clarinetes e quarteto de saxofones – que têm feito diversas apresentações públicas.

Orquestra Ligeira OPUS 21
Trata-se de um agrupamento de sopros e de percussão, especializado em músicas dos anos 20 a 50. Actualmente, a Orquestra Ligeira OPUS 21 é constituída por 20 músicos e duas cantoras, dirigidos pelo Maestro Evaristo Neto. Este agrupamento musical é já considerado uma notável Big Band e é o único com estas características no centro do país, tendo já habituado o público a excelentes concertos.

Orquestra Ligeira OPUS 21 na Expofacic 2014

Quarteto de Flautas OPUS 21
Composto por quatro flautistas, o Quarteto de Flautas OPUS 21 deu, para já, dois concertos. O seu Director é o Maestro Francisco Relva Pereira, que é também o Director Pedagógico da AMAF.

Quinteto de Metais OPUS 21
Composto por dois  trompetes, dois trombones e uma tuba, este agrupamento musical tem todas as condições para se tornar ainda melhor. O Quinteto de Metais OPUS 21é dirigido e ensaiado pelo Maestro Evaristo Neto. 


Em formação, estão o Quarteto de Clarinetes OPUS 21 e o Quarteto de Saxofones OPUS 21, que serão dirigidos pelo Maestro Evaristo Neto. 





Sem comentários:

Enviar um comentário