domingo, 15 de novembro de 2015

Quarteto ANTÓNIO FRAGOSO deu os seus concertos inaugurais

Na quarta-feira, dia 11 de novembro, no Salão Nobre do Município de Cantanhede, e no dia seguinte, a 12, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, o Quarteto ANTÓNIO FRAGOSO deu-se a conhecer a todos quantos assistiram a estes concertos.


Composto pelas violinistas Heloísa Ribeiro e Ana Madalena Ribeiro, o viola Lourenço Macedo Sampaio e o violoncelista Fernando Costa, este novo ensemble musical demonstrou que a coragem de assumir o nome de um dos ‘grandes’ da cultura musical portuguesa não foi um acaso. 
Na realidade, o convite feito pelo Presidente da Associação António Fragoso, Eduardo Fragoso M. Soares, foi completamente interiorizado por estes quatro jovens artistas, que nos deram dois concertos verdadeiramente memoráveis. António Fragoso, Maurice Ravel e Félix Mendelssohn foram magistralmente interpretados.
O muito público que encheu as salas (em Cantanhede, ficaram mesmo ouvintes em pé!) aclamou a magia destes jovens músicos, que honram não só o seu patrono, como passaram a constituir um agrupamento musical a seguir com muita atenção. A sua fantástica técnica é posta ao serviço de uma sensibilidade artística que faz deste Quarteto António Fragoso um novo marco da cultura musical portuguesa.


Os próximos concertos desta digressão inaugural do Quarteto ANTÓNIO FRAGOSO passarão, em Dezembro próximo, por Lisboa, Figueira da Foz e Porto.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

CHARAMELA - novo agrupamento musical da AAF - foi apresentado

Um novo agrupamento musical da Associação António Fragoso foi apresentado a 24 de outubro, na Universidade de Coimbra (UC), a pretexto de um evento comemorativo dos seus 725 Anos – “7 séculos, 7 personalidades, 7 histórias”.

Músicos da CHARAMELA na Biblioteca Joanina
CHARAMELA, eis o nome deste novo agrupamento musical. Um nome que tem séculos de existência  e sempre foi o agrupamento que servia para 'animar' os actos protocolares, como a Abertura Solene do Ano  Lectivo, os doutoramentos honoris causa e as imposições de insígnias (borla e capelo).  
A Associação António Fragoso, com a superior direcção do Maestro e Doutorando Francisco Relva Pereira, "reconstituiu" nos moldes mais antigos a referida CHARAMELA, com a formação inicial: três trompetes, dois trombones, duas trompas, um bombardino e uma tuba.  Os uniformes foram recuperados e as peças musicais foram selecionadas entre as muitas antigas que existem na Biblioteca Geral da UC.
Uma primeira parte foi executada na Sala dos Capelos, onde foram dadas algumas explicações históricas pelo Maestro Relva Pereira, seguindo-se uma atuação na Biblioteca Joanina, acompanhando, nessa altura, André Sardet (a personalidade que neste evento interveio, com o tema “A Universidade e a Música”).

Foi, acreditamos, uma manifestação musical de excelência, até pelos muitos elogios de que a CHARAMELA e André Sardet foram alvo.